Comunicado 11/2021
Guarulhos, 22 de março de 2021.
Comunicado 11/21
Assunto: Aulas on-line – Dicas para acompanhamento das famílias
Srs. Pais,
Sabemos dos desafios desse período em que retomamos com força total todas as nossas atividades de forma remota.
Queremos agradecer a parceria neste momento em que a orientação familiar aos alunos é tão importante.
Diante disso, precisamos reforçar a necessidade de propiciar aos alunos condições adequadas para o êxito das aulas on-line:
Atenção aos horários: continuem atentos aos horários das aulas da série dos seus filhos e estimulem a participação nas aulas. Recomendamos ingressar com pontualidade para melhor aproveitamento da aula.
Fique atento ao ambiente: organizem o ambiente de aprendizagem! Ele é essencial para favorecer o envolvimento, a atenção seletiva/sustentada (concentração) e a compreensão, por parte do estudante, de que tal momento é destinado ao estudo. Deem preferência aos espaços distantes de interferências (mas com a supervisão de algum responsável) e disponibilizem materiais escolares para fácil acesso dos estudantes.
Mantenha a câmera ligada: durante todo o período de aula, o aluno deve estar com sua câmera ligada para poder interagir com a turma e o professor. Observem se seu (a) filho (a) está seguindo essa recomendação, neste momento em que maior participação representa melhor aproveitamento, maior aprendizagem e notas melhores, também.
Ajude quando necessário: para as crianças é importante a supervisão de um adulto durante as aulas, no auxílio do uso da tecnologia. Durante a aula, é solicitada a participação por meio de áudio e vídeo. Nesse momento, é necessário o apoio a elas, na utilização da plataforma. Os adolescentes já têm maior autonomia, mas precisam igualmente de uma supervisão para não se distraírem com outras atividades (jogos, vídeos, celulares ou mesmo dormir durante a aula).
Frequência nas aulas: solicitamos a manutenção da frequência regular do estudante, para que não aconteçam interrupções no processo de ensino-aprendizagem e acompanhamento pedagógico. A presença regular é observada pelos professores e será computada no boletim do estudante.
Vínculo afetivo: sempre que possível, fortaleçam o vínculo afetivo e de confiança entre a criança e a escola, pois, apesar de estarmos em aulas remotas, o cuidado com o emocional precisa ser preservado. Estimulem e valorizem este momento que passará e deve ser aproveitado da melhor forma possível.
Cadernos em ordem, livros completos, atividades prontas para entrega: ao longo do processo, é importante estimular a manutenção da rotina escolar como se estivéssemos trabalhando presencialmente. Ao longo do período, os professores solicitarão algumas entregas de atividades e materiais de acordo com a necessidade pedagógica de cada componente curricular e de cada faixa etária.
Avaliações: durante o processo avaliativo, que é contínuo, assim como na rotina presencial, é importante administrar a ansiedade de pais e estudantes. Outro ponto importante a ser trabalhado é a prática da ética e da responsabilidade: copiar, colar e buscar sem o menor critério respostas no Google representam atraso escolar e futuras dificuldades de aprendizagem. Sendo assim, solicita-se que o estudante tenha autonomia com supervisão durante a execução desses instrumentos, tendo os pais/responsáveis como espelho de ações e atitudes. Estimulem o estudo individual e, sempre que forem propostas atividades avaliativas específicas, observem como os estudantes estão aproveitando esse momento para que a nota seja uma representação real dos esforços individuais de seus filhos.
Bom estudo! Sucesso!
Com carinho,
CCJC