Comunicado 03/2021
03/02/2021
Autor CCJC 2
Guarulhos, 03 de fevereiro de 2021
Comunicado 03/2021
Assunto: Protocolos para Volta às Aulas
A alegria do reencontro com segurança…
Prezados Pais e Alunos,
O retorno de nossas aulas presenciais seguirá os protocolos de segurança definidos pela legislação vigente e ampliados pela instituição de ensino, por parte de toda a comunidade escolar, professores, coordenadores, funcionários, alunos e familiares.
- Distanciamento social: redução da aproximação e o contato entre as pessoas, mantendo distanciamento.
- Higiene pessoal: promoção da cultura de atenção aos procedimentos de limpeza pessoal, em especial a higienização das mãos.
- Sanitização de ambientes: reforço na ventilação e na limpeza do ambiente durante o período de aula e nos intervalos de turnos de forma sistemática e periódica.
- Comunicação: informação para que funcionários e estudantes conheçam os riscos e os procedimentos adotados.
- Monitoramento: rastreabilidade de casos.
- Reabertura em etapas: para assegurar o distanciamento de 1,5m entre os estudantes, o colégio adotará a reabertura em etapas, podendo haver revezamento dos estudantes por dia.
- Trabalho com modelo híbrido: Ensino presencial e mediado por tecnologia.
- Recuperação de aprendizagem e avaliação diagnóstica: A avaliação diagnóstica é uma das primeiras atitudes a serem tomadas para estabelecer um plano, pois ela indicará o nível de aprendizagem dos alunos durante as aulas remotas e norteará as estratégias para dar continuidade ao processo presencial. Buscaremos avaliar todo o ciclo de aprendizagem, utilizando instrumentos variados e de forma qualitativa, bem como promover a revisão de conteúdos essenciais
- Profissionais da educação: Utilizarão máscaras de pano e “face shield” (protetor de face).
- Estudantes: Deverão utilizar máscaras de pano e copos ou garrafinhas próprios. Trazer 3 máscaras pra a escola e saquinho para guardar as usadas. Usaremos 2 ao longo do período . A terceira é só para eventualidade.
- Reforço dos Materiais de Higiene da escola: sabonete líquido, álcool em gel, toalhas de papel, termômetros.
- Aferição de temperatura: Os alunos terão sua temperatura aferida na entrada.
- Tapetes desinfectantes: Os alunos passarão pelos tapetes assim que adentrarem o ambiente escolar.
- Readaptação das salas de aula e outros espaços de aprendizagem: As salas serão reorganizadas para garantia do distanciamento (demarcação nas carteiras/ 1 sim outra não) de acordo com o protocolo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os demais espaços de aprendizagem serão amplamente utilizados para o processo educativo – pátios, quadras, laboratórios, biblioteca e sala de artes, respeitando-se os devidos cuidados. Os momentos de intervalo serão reestruturados e escalonados para garantir o distanciamento e a higiene reforçados nesse momento.
- Estudantes do grupo de risco: devem continuar em casa e acompanhar as atividades de forma remota.
- Horários de entrada, saída e lanche: reorganizados para evitar aglomerações.
- Momento da entrada terá procedimentos regulares: o aluno deve estar com máscara de proteção, medição da temperatura (entrada condicionada à temperatura corporal inferior a 37º C), higienização das mãos no totem de álcool em gel e distanciamento para seguirem diretamente para suas salas de aula.
- Monitoramento das medidas definidas: A equipe de apoio pedagógico, inspetoria e coordenação do colégio acompanharão e monitorarão a realização dos procedimentos determinados por este protocolo.
- Aluno com qualquer sinal de irregularidade de saúde: Será imediatamente ligado para a família para que retire o aluno e observe os sinais apresentados (como febre, vômitos, indisposição…). O aluno com qualquer sintoma de indisposição física não deve ser encaminhado para a escola.
- Responsabilidade dos pais: Informar à direção da Escola sobre qualquer sintoma infeccioso respiratório que o estudante possa apresentar, bem como informar se o(a) aluno(a), ou qualquer membro da família, apresenta teste positivo de Covid-19, comprometendo-se a não enviar o estudante à escola durante esse período, sendo o retorno condicionado à melhora dos sintomas, e não antes de 14 dias, a contar do primeiro dia do surgimento dos sintomas.
Continuem acompanhando nosso site para maiores informações.
Atenciosamente,
A Direção